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sábado, 16 de junho de 2012

FAZENDO A HISTÓRIA (DO ESTADO DE ISRAEL) A CONTRAPELO

O historiador israelense Ilan Pappé 

Reproduzo uma entrevista com o historiador israelense dissidente Ilan Pappé, publicada pelo site Operamundi. Ele é um dos “historiadores revisionistas” de Israel, que reescreveram a história da independência do país em 1948 à luz da expulsão de quase 700 mil palestinos da região. 
 A Palestinian man looks through a hole at his destroyed housein the West Bank town of Hebron. REUTERS/Nayef Hashlamoun OP/AA MIDEAST HEBRON Photo by NAYEF HASHLAMOUN

Pouco conhecido no Brasil, Pappé tem se dedicado a escrever sobre a exclusão sistemática do povo palestino pela política expansionista de sucessivos governos do Estado de Israel.  
 The Israelis passed through town today. A family checks out the safety level of their home.
 Palestinian Christian prayers during their mass on Sunday in the Church of the Nativity in the West Bank city of Bethlehem. REUTERS/Nayef Hashlamoun
O historiador renunciou à cidadania israelense por se opor à política opressiva do Estado de Israel em relação aos palestinos. 
A Palestinian boy looks at Israeli soldiers who stopped Palestinian worshipers to enter the Ibraheemi mosque for the last Friday pray of the holy month of Ramadan in the West Bank city of Hebron. Several thousand Palestinians pray in the Ibraheemi mosque under Israeli soldiers control in the last Friday pray of the holy month of Ramadan. The Muslim festival of Eid-al-Fitr is then celebrated at the end of Ramadan. REUTERS/Nayef Hashlamoun

Ele faz o que Walter Benjamin recomendava aos historiadores: "fazer a história a contrapelo", incluindo a versão dos vencidos. 
 
Aqui, o texto da entrevista:  

“O historiador israelense Ilan Pappé mudou a forma como a história de Israel é contada. Após a publicação do livro The Ethnic Cleasing of Palestine, em 2006, as discussões sobre a criação do país, em 1948, não foram mais as mesmas. 
  An Israeli soldier shouts at a woman preventing her to walk back home. Photo by Nayef Hashlamoun
A versão oficial israelense, cunhada na máxima “uma terra sem povo para um povo sem terra”, ganhou um adversário forte o suficiente para ter dificuldades de se sustentar.

O êxodo dos palestinos em 1948
De acordo com Pappé, foi cultivada a impressão de que o que ocorreu na década de 40 foi a criação de um país para os judeus numa terra quase ou completamente desabitada, em paz e harmonia com o povo palestino, se apenas este assim desejasse. 
 An Israeli soldier stand guards detained Palestinians in the West Bank city of Hebron. REUTERS/Nayef Hashlamoun
Porém, usando documentação histórica, Pappé sustenta que a ideia de eliminar a Palestina de sua população nativa, dos árabes, surgiu como um conceito claro nos anos 1930 e foi idealizada por David Ben Gurion, posteriormente primeiro-ministro de Israel. E segue até hoje.

 Jerusalem Arches
Mais tarde, Pappé escreveu outros estudos, entre eles The Forgotten Palestinians: a history of the Palestinians in Israel. Em entrevista exclusiva ao Opera Mundi, Pappé falou sobre o atual estágio da questão palestina e a criação de um único Estado para palestinos e israelenses na terra onde ele nasceu, mas onde já não vive. Pappé leciona no Reino Unido desde 2007.
An Israeli soldier poins his gun at a Palestinian man during imposing an Israeli curfew in the occupied West Bank city of Hebron. REUTERS/Nayef Hashlamoun
A social worker visits an orphanage run by the Palestinian Red Crescent Society in the West Bank city of Tulkarem. (Mouid Ashqar, Maan Images)
OM: Como o senhor analisa o atual estágio da questão palestina? Com os assentamentos e o avanço do controle de Israel sobre os Territórios Ocupados, quais as chances de uma solução de dois Estados, com a criação de um palestino na Cisjordânia e Gaza?

Radiance. A Palestinian student girl Fida' al-Rujoub attends her lectures at Hebron University after seven months of Israeli closure of her University in the West Bank city of Hebron August 16, 2003. The Israeli army gave allowed to reopen Hebron University and Palestine Polytechnic University after they had closed them on last January 11 in Hebron city by Israeli military order. REUTERS/Nayef Hashlamoun
IP: A situação atual é em grande parte a continuação dos anos mais recentes. Não há nenhum movimento na sociedade, qualquer que seja, o que permite a Israel aprofundar e expandir o projeto de assentamentos na Cisjordânia e na área da Grande Jerusalém. 

 Palestinians observe the bodies of boys Ahmed Abu Zbeida and Zaher al-Majdalawi, killed while playing with kites in the Gaza Strip. (Wissam Nassar/MaanImages)
Cada expansão faz com que a ideia de dois Estados seja cada dia mais irreal.

 Checkpoint

OM: No longo prazo, a solução de um Estado parece mais provável?
IP: Sim. Já há a solução de um Estado, mas sob o regime da colonização, apartheid e discriminação. 

 Such beauty. A Palestine woman

A Palestinian vegetable grower displays some of the produce he can no longer sell because the West Bank separation wall blocks him from his former market. (Edward Parsons, IRIN)
A resistência pacífica não violenta, de um lado, e uma forte pressão externa, de outro, podem ajudar e transformar a base da relação árabe-judaica na terra.

Palestine drawing for healing. Photo by Raken Hashlamoun
OM: Discute-se a resistência dentro dos Territórios Ocupados. Porém, há a possibilidade de uma Terceira Intifada (levante popular) começar com os palestinos de Israel, os árabe-israelenses?
On becoming a widow. A Palestinian woman mourns the loss of her husband in Hebron (Al Khalil). REUTERS/Nayef Hashlamoun
IP: É um cenário provável. O nível de afirmação, especialmente entre a juventude palestina de Israel, tem aumentado muito nos últimos anos. Por outro lado, as políticas étnicas opressivas destinadas à minoria palestina dentro das fronteiras de 1967, vindas do governo de Benjamin Netanyahu, nunca foram tão ruins como hoje, complementadas por uma série de legislações racistas contra esses cidadãos. 
Apartheid looks like this. An Israeli soldier prevents Palestinians from passing Beit Iba checkpoint, during a demonstration against Israeli checkpoints near the West Bank city of Nablus.

Apartheid looks like this. An Israeli soldier prevents Palestinians from passing Beit Iba checkpoint, during a demonstration against Israeli checkpoints near the West Bank city of Nablus.
Se forem levadas em conta as áreas das comunidades palestinas dentro do Estado acometidas pela pobreza - onde pequenos crimes crescem a um passo alarmante –, é possível ver os fatores que podem ser a ignição para o levante.

 The way to school in Hebron. Photo by Nayef Hashlamoun
OM: Para se chegar a qualquer solução, o que aconteceu em 1948 precisa ser abordado (Pappé descreve a criação de Israel como um processo de limpeza étnica, com a expulsão de milhares de palestinos por coerção e meios violentos)?
IP: Sim. Não é apenas o que Israel fez. Ou que não permita o retorno dos refugiados, ou que não pague compensação. É também o fato de que as políticas de limpeza étnica israelenses continuam até hoje. 
 Two Israeli soldiers detain a Palestinian man in Hebron. Photo by Abed Hashlamoun

Dessa forma, se o que aconteceu em 1948 for reconhecido, condena as políticas de Israel desde então e pode, através disso, dar um fim a elas.
 Israeli soldiers prevent Palestinian schoolboys to pass in their way back homes during a military operation to arrest Palestinians and search houses in their neighborhood of Issa in the West Bank city of Hebron. REUTERS/Nayef Hashlamoun
Jovem palestino contra tanque na primeira Intifada
 Downtown Ramallah
OM: Uma grande quantidade de conhecimento foi produzida por acadêmicos nos últimos 25 anos com novas informações sobre o conflito, que contradizem a versão oficial. Qual o legado desses novos historiadores, o senhor incluído, para Israel e para a questão palestina? É possível falar de uma ideologia pós-sionista?

IP: Até o momento, os novos historiadores falharam em mover a sociedade judaica em Israel em direção a uma compreensão e abertura sobre a questão palestina. A maior contribuição foi legitimar a versão palestina, que por anos foi negada e tratada como completa mentira. 
Photo by Nayef Hashlamoun: Israeli soldiers stand guard at the entrance of a detained Palestinian family’s home while the Israeli army searches their house in the West Bank city of al-Khalil (Hebron).

A Palestinian girl practices playing the violin at a cultural center for children in the West Bank city of Ramallah. (Osama Silwadi, Apollo Images)
Não há uma ideologia pós-sionista. Há um pequeno, mas crescente movimento antissionista dentro de Israel. O tempo dirá se irá se tornar significante.

Palestinian children in traditional dress smile during a wedding in the West Bank village of Bil'in. (Osama Silwadi, Apollo Images)
 
OM: Na abertura de The Forgotten Palestinians, de 2011, o senhor reflete sobre sua própria vida. Qual é o significado de Israel? O senhor se imagina voltando para um país “melhor”?

IP: Israel é meu país e eu desejo voltar, ajudar a mudá-lo de dentro. Mas eu discordo sobre a divisão de país e Estado. Um país é um dado: é o lugar onde nasci, pelo qual meus sentimentos são muito fortes. Eu tenho problemas com Israel, o Estado. Eu sonho e trabalho para que tenhamos uma mudança de regime – no qual haja a promessa de igualdade a todos. 
A Palestinian man picks grapes near his home in the Gaza Strip. (Wesam Saleh, Maan Images)

Quero que o nome do país mude no processo, ou mesmo que retorne ao que tinha antes de Israel ser estabelecido: Palestina. 
 Church of the Nativity in Bethlehem

Eu não sou desencorajado por isso. Na África do Sul, tal transição foi marcada por uma nova bandeira e hino.
Palestinian Christians light candles in the grotto under the Church of the Nativity, faithfully believed to be the birthplace of Jesus Christ, in the West Bank city of Bethlehem.Add caption

Em Israel e Palestina, as mudanças terão que ser muito mais fundamentais e profundas, mesmo no nível simbólico, se a paz vier a ser alcançada. 


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